Topo

Josias de Souza

Temer ganha votos na CCJ e perde compostura

Josias de Souza

10/07/2017 16h53

No esforço para enterrar a denúncia que o acusa de corrupção, Michel Temer tenta conciliar coisas irreconciliáveis. Para ganhar força na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o presidente perdeu a compostura. Faltando-lhe votos, o Planalto foi às compras.

Em transações costuradas desde a semana passada, substituiu pelo menos nove governistas infiéis por aliados arrematados na xepa do condomínio governista. Em troca de emendas e cargos, os operadores de Temer adquiriram uma maioria estimada em 41 votos num colegiado de 66 deputados.

Expurgado da Comissão de Justiça na semana passada, o deputado Major Olímpio (SD-SP) disse que o Planalto acomoda no colegiado não uma tropa de choque, mas uma "tropa de cheque".

Arrancado da comissão nesta segunda-feira, o deputado delegado Waldir (PR-GO) chamou o governo de "lixo". E acusou seu partido de comercializar votos: "A minha vaga [na CCJ] foi vendida ao governo."

O PR de Waldir negociou com o governo quatro votos na Comissão de Justiça. O acerto foi costurado numa conversa do próprio Temer com o dono da legenda, o ex-deputado mensaleiro Valdemar da Costa Neto

O governo avalia que obteve os votos de que precisa para rejeitar na Comissão de Justiça o voto do relator Sergio Zveiter, favorável à continuidade da denúncia contra Temer. Mas o método adotado por Temer para se manter no poder denuncia sua crescente impotência.

As épocas têm trilhas sonoras. A trilha dos tempos que correm não é uma música, mas um ruído —o ruído do tilintar de cargos e verbas que se ouve ao fundo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.