Topo

Josias de Souza

Líder do PSDB recomenda voto contra Temer

Josias de Souza

02/08/2017 10h19

Por decisão da maioria de sua bancada, o líder do PSDB na Câmara, Ricardo Trípoli (SP), recomendará aos liderados tucanos que votem contra o arquivamento da denúncia em que Michel Teme é acusado de corrupção. Defenderá a continuidade do processo no microfone do plenário da Câmara.

O encaminhamento da liderança do PSDB foi formalmente discutido em reunião da bancada. Inicialmente, Trípoli planejava liberar seus 46 liderados para votar como bem entendessem. Mas a bancada preferiu demarcar a posição da maioria.

A decisão escancara o paradoxo vivido pelo tucanato. O relator do processo contra Temer é tucano: Paulo Abi Ackel (PSDB-MG). Ele já defendeu da tribuna da Câmara  o arquivamento da denúncia (veja no vídeo acima). Esta foi a posição que prevaleceu na Comissão de Constituição e Justiça, em votação ocorrida no dia 13 de julho. E o líder Trípoli defenderá posição oposta.

Embora o PSDB ocupe quatro ministérios na Esplanada de Temer, pelo menos 26 dos 46 deputados tucanos devem votar contra o presidente. Ironicamente, dois dos ministros da legenda são deputados: Bruno Araújo (Cidades) e Antonio Imbassahy (Relações Instititucionais). Ambos foram despachados de volta à Câmara para engrossar o coro pró-Temer.

Com gabinete no Planalto, Imbassahy é responsável pela coordenação política do governo. Ele já registrou sua presença no painel da Câmara. Mas não compareceu à reunião da bancada do PSDB. Bruno Araújo tampouco se animou a dar as caras para defender Temer junto aos colegas de bancada.

O desconforto dos deputados tucanos com o sepultamento da denúncia já ficara claro antes do recesso parlamentar de julho. Cinco dos sete deputados do PSDB com assento na Comissão de Constituição e Justiça votaram a favor do relatório do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que recomendava a continuidade do processo contra Temer. Coube ao tucano Betinho Gomes (PE), coordenador do partido na comissão, fazer o encaminhamento da votação.

O parecer de Zveiter foi derrotado. E o bloco governista escalou o tucano Abi Ackel, aliado do senador Aécio Neves, para desempenhar o papel de relator do parecer alternativo, contrário à denúncia do procurador-geral da República Rodrigo Janot. O comportamento de Abi Ackel irritou os colegas. Que agora dão o troco no plenário da Câmara.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.