Topo

Josias de Souza

Salvamento de Temer complica vida de Loures

Josias de Souza

02/08/2017 03h18

A provável rejeição da denúncia contra Michel Temer pela Câmara deve complicar a situação penal de Rodrigo Rocha Loures, o homem da mala. Ele foi acusado de corrupção junto com o presidente. Por isso, embora não disponha de foro privilegiado, foi processado no Supremo Tribunal Federal. Se os deputados sustarem a ação contra Temer, o caso de Loures deve ser remetido para a primeira instância do Judiciário.

Caberá à Procuradoria-Geral da República requerer o desmembramento do processo de Rocha Loures. Destinatário do pedido, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, decidirá para onde migrará a ação. Há três hipóteses: o caso pode descer para uma vara criminal de Brasília, de São Paulo ou para a mesa do juiz Sergio Moro, em Curitiba.

Indicado por Temer como seu intermediário nas tratativas com Joesley Batista, da JBS, Rocha Loures foi filmado recebendo uma mala com propina de R$ 500 mil. Segundo a Procuradoria, o destinatário do dinheiro era o presidente da República. Na hipótese de condenação, ficará boiando na atmosfera uma interrogação incômoda: por que diabos o delator Joesley daria tanto dinheiro a um mero preposto?

A falta de curiosidade dos deputados retardará a elucidação do mistério, pois a ação judicial contra o sucessor de Dilma Rousseff só poderá ser retomada depois que ele deixar a Presidência. Fora do Planalto, Temer poderá, finalmente, ser processado. A exemplo de Rocha Loures, também será enviado para a grelha da Primeira Instância do Judiciário.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.