Topo

Josias de Souza

Dilma insinua que Cunha ajudou a salvar Temer

Josias de Souza

03/08/2017 19h29

Um dia depois do sepultamento da denúncia por corrupção contra Michel Temer no plenário da Câmara, Dilma Rousseff plugou-se à internet para insinuar que há na operação abafa as digitais de um presidiário: "Razão tem o senador Renan em dizer que Eduardo Cunha governa desde a prisão de Curitiba", anotou a ex-presidente petista no Facebook.

Dilma chegou à sua conclusão controversa depois de tropeçar no óbvio: "Os deputados que ontem salvaram o presidente golpista de ser julgado no STF por crime de corrupção são os mesmos que, no ano passado, deram início ao impeachment fraudulento. São os mesmos que elegeram Eduardo Cunha para a presidência da Câmara. E são os mesmos que agora salvam Temer."

O medo de assombração tem muitos olhos. Deposta a partir dos empurrões que recebeu de Eduardo Cunha, é natural que Dilma enxergue o algoz embaixo da cama antes de dormir. Mas sua conclusão sobre o resgate de Temer não faz nexo. No momento, Cunha negocia uma delação. Está preocupado com o próprio pescoço, não com a jugular de Temer.

Redigida com o propósito de fustigar Temer, a manifestação de Dilma não serviu senão para realçar as limitações políticas da autora. Temer usou as mesmas armas que a antecessora havia utilizado na época do impeachment: cargos, verbas e outros mimo$. Ambos flertaram com a amoralidade. A diferença é que Temer, capaz de tudo, prevaleceu. E Dilma, incapaz de todo, virou cuidadora dos netos.

 

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.