Topo

Josias de Souza

‘Para leais, pão de ló! Para o resto, pão dormido’

Josias de Souza

04/08/2017 19h10

A maledicência acomodou nos lábios de Maria Antonieta uma frase cáustica. Às vésperas da Revolução Francesa, falando sobre a fome que se alastrava pelo país, a rainha teria sapecado: "Se não há pão, que comam brioches!" Parafraseando o comentário que a soberana nunca fez, mas que se incorporou à sua fama, o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), leal escudeiro de Michel Temer, desenvolveu uma teoria de padaria para explicar como o presidente precisa agir para saciar o apetite do seu conglomerado partidário.

Disse Lúcio Vieira Lima: "Hoje, a base de apoio do presidente na Câmara soma 284 deputados. Isso inclui os que votaram a favor da interrupção da denúncia contra Michel Temer, os que se ausentaram da sessão e os que se abstiveram de votar. Esses deputados têm que ser tratados pelo governo a pão de ló. Mas não há necessidade de distribuir pedradas aos governistas que votaram contra o presidente. Se não há pão de ló para todos, que recebam pão dormido."

O correligionário de Temer prosseguiu: "É natural que os aliados leais recebam pão de ló. Mas os que ficarem com pão dormido, mais duro, permanecerão vinculados ao governo, à espera de um complemento. E a cada nova votação importante, o presidente pode distribuir um cafezinho, para molhar o pão. É assim que funciona. Não tem outra forma de fazer. Michel Temer sabe disso. Já foi líder de partido. Já presidiu a Câmara três vezes."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.