Topo

Josias de Souza

Sobre impostos, governo mente com sinceridade

Josias de Souza

08/08/2017 21h47

Ao acordar, o brasileiro espantou-se com o noticiário sobre os planos do governo de aumentar impostos.

Ainda pela manhã, Michel Temer confirmou os estudos. Foi ecoado à tarde pelo ministro Henrique Meirelles.

O protogovernista Rodrigo Maia, mandachuva dos deputados, levou o pé à porta: "Na Câmara, não passa."

Após reunir-se com Meirelles, o companheiro Paulo Skaf, grão-pato da Fiesp, disse ter ouvido do ministro a garantia de que não haverá aumento de tributos.

À noite, o Planalto negou o que Temer confirmara de manhã:

"Esclarecemos que hoje esses estudos estão focados prioritariamente em reduzir despesas e cortar gastos, na tentativa obstinada de evitar o aumento da carga tributária brasileira."

O contribuinte brasileiro viveu um expediente típico. O governo mentiu com tal sinceridade que ninguém acreditou nele em todas as horas do dia.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.