Topo

Josias de Souza

Prisão após 2ª instância vira roleta russa do STF

Josias de Souza

28/08/2017 20h21

Ninguém diz, talvez por receio de encarar a realidade. Mas o Poder Judiciário vem adotando um comportamento suicida. É hora de começar a discutir a encrenca às claras. O assunto é de grande importância porque o Brasil já convive com uma democracia meio suicida. Nela, os poderes Legislativo e Executivo exibem uma tendência reincidente e insana para a autodesmoralização. Imaginava-se que o Judiciário restabeleceria a sanidade da República. Mas até o Supremo Tribunal Federal emite sinais trocados.

No momento, o tema que eletrifica o noticiário político-policial é o risco de o Supremo rever a decisão que abriu a porta da cadeia para os condenados na primeira e na segunda instância do Judiciário. Esse avanço foi adotado pelo plenário do Supremo em fevereiro do ano passado. A novidade foi confirmada em outubro de 2016. Pois o assunto deve voltar à pauta do Supremo pela terceira vez. É grande o risco de ocorrer um recuo.

Um, dois, três julgamentos sobre o mesmo tema. É como se a Suprema Corte testasse até onde pode levar o desprezo pelo esforço de combate à corrupção. Alguém precisa avisar ao Supremo que roleta russa também é uma modalidade de suicídio.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.