Topo

Josias de Souza

Michel Temer tem razão: ‘Querem parar o Brasil’

Josias de Souza

29/08/2017 15h05

Antes de voar para a China, Michel Temer pendurou um vídeo na internet. Na peça, disse uma sólida verdade: "Sabemos que tem gente que quer parar o Brasil, e esse desejo não tem limites. Querem colocar obstáculos ao nosso trabalho, semear a desordem nas instituições."

Impossível não dar razão a Temer. Oito ministros sob investigação criminal, mais de uma centena de aliados apodrecidos e um Congresso decididamente ordinário são evidências do atraso nacional. Tem gente demais querendo parar o país.

Esse pessoal deveria ser punido. Entretanto, todos dispõem de foro privilegiado —outra evidência de que a nação está longe de se livrar dos costumes arcaicos. A sociedade já se rebelou. Mas não adiantou.

O presidente poderia substituir os ministros tóxicos e tomar distância dos aliados em avançado estágio de putrefação. Mas Michel Temer, já acusado de corrupção, precisa de ajuda para enterrar uma segunda denúncia da Procurdoria, agora por obstrução de Justiça.

Vencer a atual fase do atraso exigiria atitudes drásticas. A cassação do mandato do presidente talvez fosse um bom começo. Mas o Tribunal Superior Eleitoral refugou a ideia.

Outra alternativa seria o Supremo Tribunal Federal transformar o presidente da República em réu, afastando-o do cargo por pelo menos 180 dias. Porém, a Suprema Corte depende de uma autorização legislativa. E os deputados preferem parar o país a se reconciliar com a ética.

Num gesto extremo, Michel Temer poderia resolver o problema rapidamente se renunciasse ao cargo de presidente. Mas isso está fora de questão. Temer deve avaliar que o aliado Rodrigo Maia, o próximo na linha sucessória, não tem o pulso necessário para comandar o país.

Que diabos, o brasileiro precisa de alguém no Planalto com coragem para dizer que "tem gente que quer parar o Brasil." Até quando?

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.