Topo

Josias de Souza

‘Óbvio que há ingerência’, diz diretor do BNDES

Josias de Souza

30/08/2017 20h35

A CPI do BNDES ouviu nesta quarta-feira o diretor da área Internacional da instituição, Carlos Thadeu de Freitas Gomes. Ele disse a certa altura que "é óbvio que há ingerência" do Poder Executivo na instituição. "O BNDES tem que ter menor ingerência política", disse ele, sem se dar conta de que falava de corda em casa de enforcados. "O Congresso pode mudar. A governança política concentrada no presidente da República não é o melhor modelo."

Caros Thadeu soou claro: "O processo decisório na aérea internacional não depende do banco. O banco executa. São decisões de governo que o BNDES simplesmente executa. A escolha dos países não é decisão do banco. São acordos soberanos, não acordos comerciais simples, são decisões entre governos."

Relator da CPI, o senador Lassier Martins (PSD-RS) perguntou se houve prejuízos ao BNDES em financiamentos feitos sob Lula e Dilma Rousseff para obras em países como Cuba, Angola, Venezuela e Argentina. Carlos Thadeu respondeu que "a inadimplência é quase inexistente." Recentemente, disse ele, Mocambique atrasou parcelas do seu financiamento. Nada, porém, que represente um risco para o banco.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.