Topo

Josias de Souza

Temer X Joesley parece uma briga de gambás

Josias de Souza

02/09/2017 19h14

Ex-amigos, o delatado Michel Temer e o delator Joesley Batista decidiram se engalfinhar em público. Quebram o pau por meio de notas. Todo brasileiro tem o dever cívico de gritar: "Tem que manter isso, viu?!?" O arranca-rabo pode atrapalhar as votações no Congresso. Mas não se deve raciocinar apenas em termos práticos. Está em jogo a alma da República. Ela ainda pode ser salva.

Ainda não dá para dizer até que ponto o convívio do presidente e sua turma com o barão da carne e seus negócios afetou as arcas do Tesouro Nacional. Entretanto, considerando-se o teor dos ataques, o estrago não foi negligenciável. Temer chama o empresário de "grampeador-geral da República". Trata-o como um "criminoso", indigno da imunidade penal que recebeu como prêmio. E lamenta que seu comparsa Lúcio Funaro, operador de propinas, também se torne um delator premiado.

Em resposta, Joesley pendura no pescoço de Temer a tabuleta de "ladrão-geral da República." E acrescenta, em timbre ácido: "Atacar os colaboradores [da Justiça] mostra no mínimo a incapacidade do senhor Michel Temer de oferecer defesa dos crimes que comete."

O mal desse tipo de briga de rua é o pessoal que passa não distinguir quem é quem. Daí a importância de assegurar que a desavença seja levada às últimas consequências. Em meio à atmosfera malcheirosa que infesta o país, Temer e Joesley se tratam como dois gambás. Impossível dizer, por ora, quem prevalecerá. Há apenas uma certeza: nesse tipo de confusão, mesmo ganhando, o sujeito sai fedendo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.