Topo

Josias de Souza

‘Você queima a rosca?’, diz Bolsonaro a jornalista

Josias de Souza

04/09/2017 16h21

O presidenciável Jair Bolsonaro trocou ataques com o jornalista americano Glenn Greenwald nesta segunda-feira por meio do Twitter. Um internauta questionou Greenwald sobre um comentário do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que qualificara Bolsonaro como "competente" por aparecer bem-posto nas pesquisas presidenciais. Em sua resposta, o jornalista referiu-se a Bolsonaro como "cretino fascista". A reação do deputado veio num post escrito na língua de Shakespeare.

"'Do you burn the donuts? I don't care! Be happy! Hugs for you!", anotou Bolsonaro em seu perfil no Twitter. No português das ruas, ele disse o seguinte: "Você queima a rosca? Não me importo! Seja feliz! Abraços para você!". Greemwald vive no Rio de Janeiro com seu companheiro, o carioca David Miranda, vereador pelo PSOL.

O jornalista compartilhou o ataque de Bolsonaro. Repisando o adjetivo, insinuou para os seus seguidores que o "deputado fascista", candidato à sucessão de 2018, é prisioneiro de uma obsessão homofóbica: Ele "responde minha crítica com uma nobre referência ao sexo anal gay, sempre na sua cabeça". Bolsonaro não se deu por achado: "Ativista LGBT americano influente me chama de 'cretino fascista' de graça e agora chora poeque respondi com amor e tolerância. Dissimulado!"

Como se vê, a campanha de 2018 deve ser travada em alto nível. Um candidato que ficar de cócoras para desviar do tiroteio pode ser visto como personagem de grande altivez. E o eleitor terá de redobrar a atenção para não confundir um certo candidato com o candidato certo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.