Topo

Josias de Souza

Delatores da JBS afirmam ter mentido em áudio

Josias de Souza

05/09/2017 20h39

Sob a ameaça de perder o prêmio da imunidade penal, Joesley Batista e Ricardo Saud, delatores da JBS, divulgaram uma nota de teor inusitado. No texto, os dois se declaram mentirosos. Sustentam que são inverídicas as insinuações que fizeram contra o procurador-geral da República Rodrigo Janot e ministros do Supremo Tribunal Federal.

"Não temos conhecimento de nenhum ato ilícito cometido por nenhuma dessas autoridades", anota o texto do empresário Joesley e de Saud, executivo de suas empresas. "O que nós falamos não é verdade, pedimos as mais sinceras desculpas por este ato desrespeitoso e vergonhoso e reiteramos o nosso mais profundo respeito aos ministros e ministras do Supremo Tribunal Federal, ao procurador-geral da República e a todos os membros do Ministério Público."

O risco que correm os delatores trapalhões que precisam assumir a condição de mentirosos é o de ninguém acreditar mais nas suas verdades. Vai abaixo a íntegra da nota de Joesley e Saud:

A todos que tomaram conhecimento da nossa conversa, por meio de áudio por nós entregue à PGR, em cumprimento ao nosso acordo de colaboração, esclarecemos que as referências feitas por nós ao Excelentíssimo Senhor Procurador-Geral da República e aos Excelentíssimos Senhores e Senhoras Ministros do Supremo Tribunal Federal não guardam nenhuma conexão com a verdade. Não temos conhecimento de nenhum ato ilícito cometido por nenhuma dessas autoridades. O que nós falamos não é verdade, pedimos as mais sinceras desculpas por este ato desrespeitoso e vergonhoso e reiteramos o nosso mais profundo respeito aos Ministros e Ministras do Supremo Tribunal Federal, ao Procurador-Geral da República e a todos os membros do Ministério Público."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.