Topo

Josias de Souza

Só prisão de delatores salva novo script da JBS

Josias de Souza

05/09/2017 20h00

Num instante em que Rodrigo Janot providenciava para si mesmo um script Classe A, no qual fazia o papel de um arqueiro destemido, surgiu um áudio tóxico. Nele, os delatores da JBS injetam em cena um outro script, Classe B. Em vez do épico idealizado por Janot, um policial barato. É protagonizado por Joesley e seu escudeiro providencial: Ricardo Saud, um Sancho Pança de algibeiras cheias.

Ouvindo-se a fita, dá para imaginar a dupla, pés sobre a mesa, calculando o quanto da rapina a JBS conseguiria salvar. É como se a dupla gargalhasse da República apodrecida e do procurador-geral, que lhes proporcionaria a completa imunidade penal. Dispunham da luxuosa assessoria de Marcelo Miller, um amigo de Janot, procurador da Lava Jato. Que virou a casaca.

"Nós somos a joia da coroa deles", disse o delator Joesley, na conversa em que celebrou sua capacidade de antecipar os passos de Janot. "Temos que ser a tampa do caixão", ele acrescentou, antevendo a mercadoria que teria de entregar para merecer o prêmio máximo. "Não vamos ser presos", previu Joesley. "E vamos salvar a empresa."

No script Classe A, Janot era um temido arqueiro. No Script Classe B, os delatores o converteram num procurador manipulado. Só há uma maneira de salvar esse filme: aproveitar todas as provas e enviar os delatores para a cadeia.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.