Topo

Josias de Souza

Votos tucanos anti-Temer não mudam, diz líder

Josias de Souza

15/09/2017 15h49

Líder do PSDB na Câmara, o deputado Ricardo Trípoli (SP) prevê que sua bancada não deve alterar o comportamento na apreciação da segunda denúncia contra Michel Temer. Os 21 tucanos que votaram a favor da investigação sobre corrupção passiva manterão seus votos em relação à denúncia por formação de organização criminosa e obstrução de Justiça. "Não investigar uma denúncia dessas contra o presidente é a pior solução", disse Trípoli ao blog.

Para o líder tucano, se houver alteração no placar será em desfavor de Temer. "Na primeira votação, 22 deputados votaram contra a admissibilidade da denúncia. Hoje, teríamos no mínimo um empate, porque o deputado Eduardo Barbosa (MG), que votaria conosco, a favor da denúncia, tinha perdido a esposa um dia antes. Não conseguiu comparecer à sessão."

"Além disso, o governo está cada vez mais impopular", prosseguiu Trípoli. "Não sei se os deputados resistirão à pressão. As redes sociais estão muito ativas". O deputado afirmou, de resto, que receia que a Câmara se converta novamente num "mercado persa".

Outros dois deputados do PSDB, Daniel Coelho (PE) e Pedro Cunha Lima (PB), também avaliam que não haverá mudança de votos. Ambos votaram a favor da concessão de autorização da Câmara para que o Supremo Tribunal Federal investigasse Temer.

"Não vi ninguém manifestantdo o desejo de mudar de voto", disse Daniel. "Isso não acontece apenas no PSDB. Creio que deve mudar muito pouco o placar no plenário." Na primeira votação, Temer prevaleceu por 263 a 227 votos. Houve duas abstenções. Dezenove deputados não deram as caras. Para que a investigação fosse adiante, eram necessários pelo menos 342 votos. "Não creio em mudanças de voto", ecoa o deputado Pedro. "Quem votou pela investigação dificilmente mudará de posição."

O líder Trípoli repete agora um argumento que utilizou para justificar o voto anti-Temer na primeira denúncia. "No caso do impeachment da Dilma e da cassação do Eduardo Cunha, a Câmara julgou. Nas denúncias contra o Temer, cabe à Câmara apenas autorizar o Supremo Tribunal Federal a investigar o presidente. Se eu estivesse numa situação dessas, a primeira coisa que diria às autoridades seria o seguinte: por favor, me investiguem. E me dêem a oportunidade de defesa. Qualquer coisa diferente disso é absurdo."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.