Topo

Josias de Souza

Denúncia anti-Temer corre em ritmo de oba-oba

Josias de Souza

29/09/2017 01h29

O deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, escolheu o colega Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) para ser o relator da segunda denúncia contra Michel Temer. Com isso, a tramitação da peça ganhou um ritmo de oba-oba.

Para o interesse público, o ritmo de oba-oba não é bom. Mas para Temer e os ministros que foram denunciados junto com ele, Eliseu Padilho e Moreira Franco, o ritmo de oba-oba é vital. O tucano Bonifácio é ligadíssimo a Aécio Neves, grão-duque do pedaço governista do tucanato.

Bonifácio gosta de Temer. Na votação da primeira denúncia, que acusava o presidente de corrupção passiva, o deputado disse "sim" ao arquivamento. "Em favor das instituições e do progresso do Brasil", justificou (veja no vídeo lá do alto).

Está entendido que o relator não fará muitas perguntas sobre os crimes apontados na nova denúncia : formação de organização criminosa e obstrução de Justiça. Entregará tudo o que o governo necessita para asseguar o sepultamento das acusações —da coroa de flores à última pá de cal.

A vantagem do ritmo de oba-oba é encurtamento do teatro. Entre um oba e outro, não haverá muito espaço para a perda de tempo com debates sobre o que é certo ou errado. Isso é coisa para oposicionista chato e jornalista enxerido.

No ritmo de oba-oba o certo e o errado são substituídos pelo conveniente e o inconveniente. O enterro de indícios vivos revela que o problema do brasileiro não é a falta de memória, mas a ausência de curiosidade. O bom é que ninguém pedirá a exumação, para não quebrar o ritmo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.