Topo

Josias de Souza

Líder do PMDB quer adiar a sessão sobre Aécio

Josias de Souza

02/10/2017 14h52

Líder do PMDB no Senado, Raimundo Lira (PB), disse que sua bancada concorda com o adiamento da votação sobre o afastamento e recolhimento noturno de Aécio Neves. A sessão está marcada para esta terça-feira (3). Após consultar seus liderados, Lira declarou que a maioria prefere aguardar que o Supremo Tribunal Federal julgue a ação que pede que sanções cautelares contra deputados e senadores sejam avalizadas pelo Legislativo em 24 horas. Cármen Lúcia, a presidente da Suprema Corte, marcou o julgamento dessa ação para 11 de outubro.

Treze dos 23 senadores do PMDB concordaram com o adiamento. A posição foi comunicada por Lira ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Em reunião com Cármen Lúcia, no Supremo, Eunício informara que não terá como adiar a sessão sobre Aécio. A manifestação de Lira demonstra que pode haver alguma controvérsia na hora da votação. Até aqui, os líderes das maiores legendas resistiam à ideia da protelação.

Der resto, a nova posição de Raimundo Lira sofrerá contestações dentro do próprio PMDB. O peemedebista Renan Calheiros (AL), réu, denunciado, investigado e delatado, é um fervoroso defensor da "afirmação da autoridade" do Senado diante dos "abusos do Judiciário." Ele certamente divergirá em público do líder Lira.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.