Topo

Josias de Souza

Lula admite estar ‘lascado’. Ficha começa a cair!

Josias de Souza

09/10/2017 23h39

Demorou, mas a ficha de Lula começa a cair. Nesta segunda-feira, ao discursar em seminário sobre educação, em Brasília, ele reconheceu: "Eu sei que estou lascado, todo dia tem um processo contra mim". Desobrigando-se de fazer nexo, acrescentou: "Eu não quero nem que o Moro me absolva, só quero que ele me peça desculpas."

Numa rara admissão de que está mais próximo de um xadrez do que de uma urna, Lula ensaiou uma troca de papel: "Eles acham que me tirando da disputa, está resolvido o problema. Façam e vamos ver o que acontece nesse país. Eles dizem: se ele não for candidato não vai ter força como cabo eleitoral. Pois testem!"

Lula tinha do seu lado o ex-prefeito paulistano e ex-ministro Fernando Haddad, seu 'Plano B' preferido. Mas a caída em si não trouxe a companhia da autocrítica. "Eu tenho respeito por quem me respeita e pelas leis que ajudamos a criar, mas não tenho respeito por quem não me respeita e eles não me respeitaram", disse o pajé do petismo sobre seus algozes.

Natural que Lula desrespeite quem o arranca do pedestal. As três coisas mais perigosas do momento são investigadores que investigam, procuradores que procuram e juízes que julgam. Juntos, eles podem levar ao fim da impunidade.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.