Topo

Josias de Souza

Nos EUA, Jair Bolsonaro faz apologia das armas

Josias de Souza

09/10/2017 19h51

De passagem pelos Estados Unidos, o presidenciável Jair Bolsonaro, segundo colocado no Datafolha, gravou dois vídeos nos quais faz a apologia do uso de armas de fogo. Num, Bolsonaro aparece em estande de tiro, na cidade de Miami, atirando com uma pistola 'ponto 50 AE' contra um alvo fixo. (assista acima)

Após acertar o alvo, Bolsonaro declara: "Para nós evitarmos aquele problema do policial civil, militar ou PRF, ao abater um inimigo que estava atirando nele, ser condenado por excesso, por ter dado mais de dois tiros. Quem sabe no futuro a gente possa botar essa arma aqui para ser usada no Brasil? Aí é um tiro só! Um saco de cimento no peito do bandido, acabou a história. Isso é Estados Unidos. Isso eu quero para o meu Brasil."

Noutro vídeo, Bolsonaro se exibe ao lado de Karol Eller. Nesta peça, que pode ser assistida abaixo, é Karol quem realiza disparos com um rifle. O candidato postou as imagens no seu Facebook, neste domingo (8), sob o seguinte título: "Karol Eller e Jair Bolsonaro mostrando como se combate a homofobia." Mineira, Karol é homossexual. Vive nos Estados Unidos. Mantém no Youtube um canal acompanhado por mais de 500 mil pessoas. Ela já declarou apoio às pretensões presidenciais de Bolsonaro.

A certa altura, Bolsonaro pergunta para Karol o que ela faz para impedir que pessoas lhe façam maldade nos Estados Unidos. "É isso aqui, ó", responde a jovem, apertando o gatilho do rifle.

Nos Estados Unidos, o comércio de armas é liberado. Bolsonaro enaltece a prática num instante em que os americanos debatem a hipótese de impor restrições, nas pegadas do ataque em que 59 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas num show musical em Las Vegas. Foi o maior ataque a tiros da história dos Estados Unidos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.