Topo

Josias de Souza

Câmara ouvirá Torquato sobre acusações à PM

Josias de Souza

31/10/2017 14h57

A Comissão de Segurança Pública da Câmara ouvirá o ministro Torquato Jardim (Justiça) sobre suas declarações em relação à segurança pública do Rio de Janeiro. Conforme noticiado aqui no blog, o ministro afirmou que o governador fluminense, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Segurança do Estado, Roberto Sá, não controlam a Polícia Militar. Para ele, o comando da PM no Rio decorre de "acerto com deputado estadual e o crime organizado." Torquato acrescentou que "comandantes de batalhão são sócios do crime organizado no Rio."

Líder do PSOL, o deputado Glauber Braga (RJ) apresentou requerimento de convocação do ministro. Segundo ele, antes mesmo da votação do requerimento, as assessorias da comissão e do ministro se entendenrtam para que Torquato compareça à comissão no próximo dia 8 de novembro. Em nota divulgada nesta terça-feira, o governador Pezão reagiu. Anotou que o governo do Rio e o comando da PM não negociam com criminosos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.