Topo

Josias de Souza

Temer pede a Torquato que silencie sobre o Rio

Josias de Souza

03/11/2017 05h32

Michel Temer conversou com seu amigo Torquato Jardim, ministro da Justiça, nesta quinta-feira (2). Falaram pelo telefone sobre o curto-circuito que eletrificou as relações entre Brasília e Rio de Janeiro depois que o ministro dirigiu críticas cáusticas às autoridades de segurança do Estado supostamente governado por Luiz Fernando Pezão (PMDB). As observações do ministro foram publicadas aqui no blog.

Munido de panos quentes, o presidente encareceu ao ministro que silencie sobre as mazelas do Rio. Temer manifestou o desejo de restaurar a harmonia. E receava que novas críticas do titular da pasta da Justiça melassem o seu esforço para desligar a crise da tomada. Ao relatar a auxiliares o resultado de sua conversa com Torquato, o presidente disse que o ministro assumiu o compromisso de moderar o discurso.

Ficou entendido que a carta de uma hipotética saída do ministro da Esplanada não está, por ora, no baralho de Temer. O ministro e o presidente terão nova conversa nesta sexta-feira, dessa vez pessoalmente, no Palácio do Jaburu.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.