Topo

Josias de Souza

Após salvar Temer, centrão quer ser centrãozão

Josias de Souza

07/11/2017 15h39

Sejamos claros: O governo de Michel Temer mudou de patamar. Antes, o presidente era chantageado no escurinho. Hoje, a extorsão ocorre à luz do dia. O centrão deseja virar um centrãozão. O bloco que inclui partidos como PR, PP, PRB, PSC e um constrangedor etcétera exige que o presidente lhe entregue pelo menos dois dos quatro ministérios do PSDB. Temer faz beicinho. E seus pseudo-aliados ameaçam enviar ao freezer medidas provisórias e projetos relacionados ao ajuste fiscal.

Sejamos diretos: Temer não se recusa a pagar o preço por sua fragilidade. Apenas tenta adiar o resgate para o comecinho de abril. É quando, pela lei, os ministros-candidatos terão de deixar seus cargos. Mais de 15 trocarão a Esplanada pelos palanques. A rendição de Temer pareceria menos constrangedora. Mas o centrãozão já não se contenta com cheques pré-datados. Exige pagamento à vista.

Sejamos didáticos: o que está em jogo no momento não é a reforma da Previdência. Essa já foi para o saco, como se diz. Dono de algo em torno de 200 votos, o centrãzão sonega a Temer o apoio à aprovação do pacote de austeridade que inclui azedumes como o adiamento de reajustes salariais de servidores. Coisa indispensável para manter o déficit de 2018 nos já pornográficos R$ 159 bilhões. Após salvar o presidente de um par de investigações criminais, o rebotalho do Congresso exige nada menos do que dar as cartas.

Está em andamento o projeto centrãozão de Poder. Consiste em condicionar qualquer ideia de avanço à satisfação dos apetites do atraso. Vem sendo assim desde a redemocratização. A diferença é que a chantagem saiu do cantinho escuro. Agora, a coisa toda é feita na frente das crianças.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.