Topo

Josias de Souza

Tucano Perillo celebra o novo ministro de Temer

Josias de Souza

20/11/2017 20h35

Num instante em que o PSDB discute o desembarque do governo de Michel Temer, o governador tucano de Goiás, Marconi Perillo, festeja a chegada do deputado federal Alexandre Baldy à Esplanada dos Ministérios como se fosse a ascensão de um correligionário. Ex-secretário de Indústria e Comércio do governo de Perillo, Baldy foi eleito deputado federal em 2014 pelo PSDB. Migrou para o PTN, hoje rebatizado de Podemos. E está de malas prontas para o PP, a legenda do 'Centrão' que exigiu e obteve de Temer o Ministério das Cidades.

"Recebi essa informação com enorme alegria, contentamento e entusiasmo", disse Perillo, que disputará o posto de presidente nacional do PSDB com o antigovernista Tasso Jereissati. Os dois medirão forças numa convenção marcada para 9 de dezembro. O embate precipitou a saída do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) do cargo de ministro das Cidades. Tomado pela euforia, Perillo parece ter apreciado a troca de Bruno por Baldy.

"Ele tem uma ampla visão, é um grande articulador, tem apoios importantes em todos os partidos da base do governo… Então, vai ser, certamente, muito importante para o país." A opinião do país ainda não pode ser aferida. Mas o PSDB de Perillo está satisfeitíssimo com a escolha de Temer —ou de Rodrigo Maia, já que foi o presidente da Câmara quem sugeriu ao presidente que guindasse Baldy ao primeiro escalão.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.