Topo

Josias de Souza

Estilhaçado, Temer implanta triunvirato dos ‘Ms’

Josias de Souza

22/11/2017 00h00

Conformado com sua nova realidade, Michel Temer adapta-se ao cenário posterior ao congelamento das investigações abertas contra ele. Com a presidência estilhaçada por duas denúncias que o associaram a atos de corrupção, obstrução da Justiça e formação de organização criminosa, o presidente implantou em Brasília o triunvirato dos três 'Ms': Maia, Meirelles e Michel.

A crise existencial do PSDB deu à coligação que se formou a partir do impeachment de Dilma Rousseff a aparência de um conciliábulo com o prazo de validade vencido. E Temer viu-se compelido a dividir o poder que lhe restou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Maia lhe proporciona uma sensação momentânea de estabilidade legislativa. Meirelles mantém a economia sob controle e pacifica o mercado.

Nesta quarta-feira, os três 'Ms' reúnem no Jaburu sobreviventes do governismo. Economistas do governo e de fora tentarão convencer os parlamentares a aprovarem uma minirreforma da Previdência. Se a proposta passar na Câmara em dezembro, o triunvirato vai a 2018 vitaminado. Meirelles sonha acordado com a ideia chegar ao mês de março como um presidenciável desse arranjo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.