Topo

Josias de Souza

Sugestão de texto para 2ª Carta de Lula ao Povo

Josias de Souza

02/12/2017 16h38

Lula cogita redigir uma nova Carta aos Brasileiros. Não será como aquela de 2002, que teve o objetivo de acalmar o mercado financeiro. Até porque o autor da peça, Antonio Palocci, está em cana e virou um delator. Dessa vez, o destinatário será "o povo", informa a repórter Cátia Seabra. Deseja-se especialmente reconquistar o eleitor de classe média.

Antes que as sinapses da intelectualidade petista se conectem em busca dos termos ideias para o texto a ser subscrito por Lula, vai abaixo uma sugestão. Nas pegadas do mensalão e do petrolão, Lula poderia adotar os termos do mais famoso código ético e social do Ocidente.

Na versão integral, o célebre texto tem dez itens. Querendo, a divindade petista pode reproduzir em sua carta apenas os quatro principais.

A nova Carta de Lula aos Brasileiros conteria os seguintes compromissos: "Não matarás / Não roubarás / Não tomarás o nome de Deus em vão / Não prestarás falsos testemunhos…" Se esse texto não funcionar, não há leto-lero que resolva.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.