Topo

Josias de Souza

Denúncia deixou Geddel mais perto da delação

Josias de Souza

05/12/2017 05h31

Num instante em que o Planalto cultiva a fábula segundo a qual a recuperação da economia pode fazer de Michel Temer um candidato à reeleição, ganhou as manchetes a denúncia contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Refere-se aos R$ 51 milhões que a Polícia Federal encontrou num apartamento de Salvador. Companheiro de 30 anos de Temer, Geddel foi acusado de associação criminosa e lavagem de dinheiro. Amigos do ex-ministro avaliam que ele ficou mais próximo de uma delação.

Geddel não foi à berlinda sozinho. A Procuradoria-Geral da República denunciou junto com ele, entre outras pessoas, o irmão Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), deputado federal, e a mãe de ambos Marluce Vieira Lima. Geddel está preso preventivamente na penitenciária da Papuda, em Brasília. A equipe da procuradora-geral Raquel Dodge pegará em lanças para obter o recolhimento domiciliar de Lúcio e de Marluce. Um interlocutor freqüente de Geddel, amigo da família, avalia que o ex-ministro de Temer fará o que for necessário para poupar a mãe, que ficou viúva recentemente, de constrangimentos criminais.

Assim, não é certo que Temer consiga realizar o sonho de se tornar um candidato à própria sucessão. Mas Geddel ainda pode realizar os pesadelos do presidente. Nada impede que, a caminho do céu hipotético que criou para si mesmo, Temer seja devorado por um amigo antropófago a caminho do inferno.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.