Topo

Josias de Souza

Virgílio manda carta para Alckmin: ‘Enfrente-me’

Josias de Souza

12/12/2017 01h12

Tratado como um estorvo que atrapalha a vocação do tucanato para o conchavo de cúpula, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, enviou uma carta ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, novo presidente do PSDB federal. No texto, Virgílio reiterou sua disposição de medir forças com Alckmin numa disputa prévia pela vaga de presidenciável do partido em 2018. "Enfrente-me em campo aberto", desafiou Virgílio. "Ou perderemos mais uma eleição e nos tornaremos cada vez mais irrelevantes na cena política brasileira."

Num encontro intermediado pelo senador tucano Tasso Jereissati, Virgílio conversou com Alckmin na última sexta-feira, véspera da reunião da convenção partidária que alçou o governador paulista ao comando do PSDB. O diálogo foi tenso. Beirou a rispidez. Na carta, o prefeito recorda ao governador que chegaram a um entendimento sobre três pontos: 1) O PSDB realizará as prévias presidenciais. Coisa ampla, com a participação de todos os filiados; 2) A campanha será financiada com recursos do Fundo Partidário; e 3) Os contendores se enfrentarão em dez debates.

A despeito do acerto, Virgílio decidiu escrever para Alckmin porque estranhou declarações atribuídas a Alberto Goldman. Presidente interino do PSDB até a ascensão de Alckmin, Goldman disse que a realização de prévias amplas é impossível porque o partido não teria o cadastro de todos os seus filiados. Virgílio anotou: é uma "linha de argumentação que não me convence e, sem dúvida, convence menos ainda o povo brasileiro."

O rival de Alckmin instou-o a cumprir o compromisso firmado no encontro de sexta-feira: "Confio em que sua palavra é, foi e será definitiva. Espero que o ilustre companheiro declare, alto e bom som, que as prévias acontecerão e que oportunidades iguais serão dadas aos dois postulantes à indicação para a disputa presidencial". Nesta quarta-feira, já sob a presidência de Alckmin, o PSDB reúne sua Executiva Nacional. As prévias estarão na pauta.

Na carta, Virgílio relata para Alckmin mesquinharias da convenção realizada pelo PSDB no sábado. Coisa como essa: "Durante penosos minutos, fiquei sem saber se teria lugar à mesa ou não". Ou essa: "Reduziram a potência do som, quando discursei; Ou pior: "Quando se começou a entoar o hino nacional, um certo cidadão, que dizem ligado a você, genro não sei bem de quem, intrometeu-se, bruscamente, entre o presidente Fernando Henrique e eu, espero que mandado por ninguém…"

Como se vê, sob o falso discurso de unidade, o PSDB continua sendo um partido de amigos 100% feito de inimigos. Vai abaixo a íntegra da carta que Virgílio endereçou a Alckmin:

Manaus, em 11 de dezembro de 2017

Caro Geraldo,

Na reunião da última sexta feira, dia 08 deste mês, patrocinada pelo Tasso, decidimos, você e eu, sobre os seguintes pontos:

1) O PSDB realizará prévias para escolha do seu candidato à Presidência da República nas eleições de outubro de 2018. "Prévias amplas, gerais e irrestritas", abertas portanto a todos os filiados ao partido que nele militem há, pelo menos, um ano. Hoje leio declaração do ex-presidente interino Alberto Goldman, dizendo ser impossível  tal realização democrática, numa linha de argumentação que não me convence e, sem dúvida, convence, menos ainda, o povo brasileiro. Confio em que sua palavra é, foi e será definitiva. Espero que o ilustre companheiro declare, alto e bom som, que as prévias acontecerão e que oportunidades iguais serão dadas aos dois postulantes à indicação para a disputa presidencial;

2) Falando em igualdade, repiso que, há meses, requisitei formalmente, à direção nacional, a lista com nome, e-mail, telefones e endereço de cada filiado ao PSDB. Como não obtive êxito, repito a você a justa reinvindicação. Tão justa, que poderia, até mesmo, seguir em tom de cabível exigência. Gente com vocação para a vitória, afinal, não usa de escapismos para fugir a um enfrentamento saudável e necessário;

3) Do mesmo modo, acertamos, eu e você, que a pré-campanha, certamente, haveria de contar com recursos do fundo partidário, divididos em partes milimetricamente iguais entre as suas atividades e as minhas;

4) Finalmente, realizaríamos pelo menos dez debates, nas mais estratégicas cidades brasileiras. Debates respeitosos, porém duros, que exporão o PSDB, com seus feitos e suas mazelas, com suas ações e omissões, ao escrutínio da militância e, sobretudo, ao olho no olho com a nação brasileira.

Sobre a convenção, nela registrei alguns fatos insólitos: 1) durante penosos minutos, fiquei sem saber se teria lugar à mesa ou não; 2) visivelmente reduziram a potência do som, quando discursei; 3) para o instagram da Rede 45, eu simplesmente "não fui" à convenção. Que feio! 4) quando se começou a entoar o hino nacional, um certo cidadão, que dizem ligado a você, genro não sei bem de quem, intrometeu-se, bruscamente, entre o presidente Fernando Henrique e eu, espero que mandado por ninguém, certamente com intuito de evitar alguma 1a página retratando aquele momento entre o notável sociólogo e seu antigo ministro e duas vezes líder do seu governo. Miudezas, Geraldo, que – tenho certeza! – não fazem parte da perspectiva generosa que, obrigatoriamente, deve fazer parte do caráter de um candidato a dirigir o Brasil.

Fiquei feliz com as "vaias" de uma das charangas, porque elas logo silenciaram – e viraram aplausos – diante das razões de quem não é dúbio e não teme jogar na casa do adversário. Não confundamos, aliás, o conceito do PSDB, junto aos brasileiros, com a convenção tão recentemente realizada. O Brasil estava bem distante das centenas de pessoas que foram ao nosso evento, levadas, em sua maioria, por lideranças partidárias. Eu mesmo levei minha "claque": minha esposa, um deputado estadual, um vereador, um dirigente, e mais duas ou três pessoas. Uma multidão!

Não permita, por fim, que se agigante um sentimento de rancor contra o seu Estado, meu prezado Geraldo. O deputado Caio Nárcio tentou subir ao palanque, para abraçar alguém, e foi barrado por uma senhora de postura marcial: "o senhor não pode subir". Ao que o deputado respondeu: "Sei que não posso. Não sou paulista".

Você sabe como discordei, apesar de toda a estima pessoal, de termos um presidente do PSDB que, ao mesmo tempo, fosse postulante à presidência da República. O gesto truculento contra o Tasso, soa então como pessoal. E o desmentido dessa jurisprudência, pois, soa como casuística também. Somente me resta, agora, opinar que a única postura que lhe cabe, neste momento, é acabar com esse disse-me-disse sobre as prévias. Declare, com a firmeza que o caracteriza, que elas acontecerão…e serão amplas, irrestritas, livres e lisas.

Declare que o PSDB terá de fechar questão a favor da reforma da previdência, em nome do Brasil e não das próximas eleições. Declare que conduzirá nosso partido pelo caminho aberto do reencontro com os brasileiros e não pelos atalhos que levam a decisões de cúpula, ao menoscabo aos nossos militantes.

Enfim, companheiro, enfrente-me em campo aberto. Ou perderemos mais uma eleição e nos tornaremos cada vez mais irrelevantes na cena política brasileira.

Saudações tucanas.

Arthur Virgílio Neto

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.