Topo

Josias de Souza

Vampirão da Tuiti virou um bebedor de groselha

Josias de Souza

18/02/2018 18h35

Vampirão da escola Paraíso do Tuiuti foi à avenida sem a faixa presidencial, no desfile das campeãs

No primeiro desfile, o vampiro-presidente exibia a faixa, adornada com cédulas de dólar de plástico

Michel Temer posa para foto oficial: sem faixa

De volta à Marques de Sapucaí para o desfile das campeãs, a escola de samba Paraíso do Tuiuti conseguiu uma proeza: transformou triunfo em vexame. Fez isso ao arrancar a faixa presidencial do peito do seu vampiro-presidente. Dessa vez, o personagem que satirizou Michel Temer desfilou sem o adereço.

Vozes do barracão da escola contaram ao repórter Ricardo Rigel que um emissário do Palácio do Planalto pediu à Liesa (Liga "Independente" das Escolas de Samba do Rio) que vetasse a presença da versão carnavalizada de Temer na avenida. Ouvida, a assessoria do presidente negou o pedido. E a Tuiuti desconversou: "Foi uma decisão exclusivamente da escola, por se tratar de uma celebração, um dia de festa, e entendemos não ser pertinente levar este adereço", mandou dizer a diretoria da escola, em meio a um carnaval de versões desencontradas.

Seja como for —censura ou autocensura— o resultado foi um vexame. A faixa presidencial é o principal símbolo do presidente. Mas o chefe da nação não pode ser apenas uma pose. É preciso que, por trás da pose, exista uma noção qualquer de moral. Neste segundo desfile, a imoralidade que a Tuiuti grudou na imagem de Temer passaria despercebida se a censura não tivesse se esforçado para chamar a atenção.

Quanto à escola, vice-campeã de um desfile cujo resultado foi definido nas casas decimais, descerá à crônica dos carnavais como a primeira agremiação da história a erguer na Sapucaí, em pleno desfile das campeãs, um monumento autocrítico, uma espécie de Arco da Derrota. Sob a estrutura dessa edificação invisível, o vampirão da Tuiuti foi convertido num reles bebedor de groselha.

Suprema ironia: Dilma Rousseff foi enviada de volta para Porto Alegre em agosto de 2016. Mas Temer só posou para a foto oficial em maio de 2017. Foi clicado de duas maneiras: com a faixa presidencial e sem ela. Acabou optando por pendurar nos gabinetes de Brasília a fotografia sem a faixa. Ao desfigurar o seu Drácula, a Paraíso do Tuiuti acabou se aproximando do presidente que pretendeu criticar. Skindô-skindô.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.