Topo

Josias de Souza

Márcio França quer fazer programa de alistamento civil para 100 mil jovens

Josias de Souza

03/03/2018 04h15

Prestes a assumir o governo de São Paulo no lugar do tucano Geraldo Alckmin, que deixará o cargo para disputar o Planalto, Márcio França (PSB) prepara o lançamento de um programa que vai dar o que falar. Consiste no "alistamento civil" de 100 mil jovens de 18 anos —uma legião equiparável ao contingente da Polícia Militar paulista. Receberão remuneração, uniforme e treinamento para trabalhar nas ruas por um período de um ano.

O alvo do programa, disse o futuro governador ao blog, é a juventude em situação de "vulnerabilidade" social. Deseja-se oferecer aos jovens refugados no alistamento obrigatório do Exército, da Marinha e da Aeronáutica a opção de prestar "serviços gerais" no asfalto —de primeiros socorros ao fornecimento de informações turísticas.

França cogita usar policiais aposentados como tutores dos jovens

UOL Notícias

França estima que cada "alistado" custará ao Estado R$ 1 mil por mês. No total, R$ 100 milhões mensais. Como que antevendo as críticas que trovejarão sobre sua cabeça, o virtual substituto de Alckmin sustenta que os gastos resultarão em economia de verbas públicas em outras áreas.

Nessa versão otimista, o programa de alistamento civil evitaria que jovens pobres fossem recrutados pelo crime organizado. Com isso, acredita Márcio França, cairiam os índices de criminalidade e todas as despesas dele decorrentes: desde os gastos com o sistema prisional até os custos com o Sistema Único de Saúde.

Para garantir verbas, França trata alistado como 'jovem aprendiz'

UOL Notícias


Exceto pelo vocábulo "civil" que traz enganchado no nome, tudo no projeto de Márcio França exala um aroma militar: o alistamento, a farda, a disciplina, a convocação de PMs aposentados para atuar como tutores dos jovens… Mas a analogia não parece incomodar o autor da iniciativa.

França disse ter implantado o mesmo programa em São Vicente, no litoral paulista —cidade da qual foi prefeito por dois mandatos, de 1997 até 2004. Ali, o alistamento foi batizado de Jepom, sigla de "Jovens em Exercício do Programa de Orientação Municipal". A iniciativa foi inspirada numa ideia do tucano José Gregori, que foi ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso. O viés militar rendeu muitas críticas a França. Mas ele dá de ombros.

França sobre viés militar do projeto: 'Não há mal em ter disciplina'

UOL Notícias


Márcio França declarou que promoverá um "rearranjo político-administrativo" no governo de São Paulo. Candidato à reeleição para o cargo que ainda não assumiu, ele compõe uma coligação partidária sem o PSDB, que optou por participar da corrida ao Palácio dos Bandeirantes com um nome próprio.

O tucanato paulista não perde nada medindo forças com o substituto de Alckmin, exceto o pescoço. França informa desde logo que aguarda pelos pedidos de demissão dos tucanos que ocupam cargos de confiança no governo. "Quem tem ética, não fica no governo de alguém, para depois trabalhar por outro candidato", afirmou o quase-governador, que deseja acomodar seus apoiadores nos cargos que ficarão vagos.

França: tucano que ficar no governo é porque 'não vai com Doria'

UOL Notícias

De zero a 10, qual é a chance de o PSB apoiar a candidatura presidencial de Alckmin?, quis saber o repórter. Márcio França saiu-se com uma resposta, digamos, tucana: "…Alguma coisa em torno de cinco." Na sequência, o entrevistado enumerou tantas alternativas que acabou realçando o fosso que separa o seu partido do projeto presidencial de Alckmin.

"Hoje, há grande parte das pessoas que preferem não ter nenhum candidato" à Presidência", afirmou França, antes de enfileirar os nomes que estão sobre a mesa: Ciro Gomes, Joaquim Barbosa, Aldo Rebelo, Beto Albuquerque… Vai Abaixo a íntegra da entrevista com Márcio Fança.

Assista à íntegra da entrevista do vice-governador Márcio França

UOL Notícias

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.