Topo

Josias de Souza

Doria entra na briga como ameaça para Alckmin

Josias de Souza

19/03/2018 06h36

João Doria havia assumido um compromisso com o eleitorado de São Paulo na campanha municipal de 2016. Permaneceria na poltrona de prefeito por quatro anos. Seu segundo mantra era: "Não sou político, sou empresário." Governaria com lógica empresarial. Não se imaginava que trataria a prefeitura da maior cidade do país com a ligeireza de um seminário organizado pelo Lide, seu grupo empresarial. Mal abriu o evento, Doria já prepara o encerramento do seu mandato de prefeito, em 7 de abril.

​Tomado pelo grau de descompromisso, Doria revelou-se um político de mostruário, suspeito de tudo o que se costuma suspeitar nessa tribo. Não hesita em utilizar todos os estratagemas para atingir os seus subterfúgios. Antes de se fixar na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, flertara com o Palácio do Planalto. E um pedaço do grupo do padrinho Geraldo Alckmin suspeita que Doria pode voltar a sonhar com um voo federal antes que a campanha estadual chegue à fase do coffe-breck.

Doria se apresenta como degrau à disposição de Alckmin para a escalada rumo a Brasília. Mas o pedaço do tucanato que olha de rabo de olho para ele avalia que ele sonha mesmo é com a Presidência da República. Para esse grupo, Doria simula interesse pelo governo paulista apenas para não parecer o que é, pois Alckmin, ainda um nanico nas pesquisas presidenciais, pode não ser o que parece.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.