Topo

Josias de Souza

Denúncia contra Temer é 'investigada' por tabela

Josias de Souza

16/04/2018 20h52

O juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara da Justiça Federal de Brasília, autorizou o depoimento de 42 pessoas na ação penal sobre o "quadrilhão do PMDB". Trata-se de um desdobramento da segunda denúncia criminal formulada no ano passado pela Procuradoria contra Michel Temer. Foi enviada ao freezer pela Câmara. Mas Edson Fachin, relator do caso no Supremo, desossou o processo. E liberou a primeira instância para investigar os encrencados sem foro privilegiado.

Os investigadores terão de lidar com o desafio de investigar o "quadrilhão" fingindo que não enxergam Temer. É algo tão difícil quanto coabitar um quarto com um elefante e fazer de conta que ele não está lá. A lista das pessoas que serão interrogadas inclui delatores do elefante e de amigos, correligionários e ex-ministros do elefante.

A ação judicial é vasta. Mas alguns fatos envolvem personagens acusados de coletar propinas para o PMDB e em favor do próprio elefante. Os envolvidos são acusados de operar como uma "organização criminosa". Coisa chefiada pelo elefante, sustenta a Procuradoria. Todos fingem não ver o elefante no processo. Mas ele está lá. Aliás, nada poderia estar mais lá do que o elefante.

Na prática, parte da apuração que seria feita a partir de janeiro, quando Temer não terá mais o escudo da Presidência, será antecipada. Mas ninguém reconhece, para não tumultuar o circo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.