Topo

Josias de Souza

Presidenciáveis disputam o ‘espólio’ de Barbosa

Josias de Souza

09/05/2018 04h06

O PSB se reunirá nos próximos dias para decidir o que fazer com o seu tempo de propaganda. A decisão, seja qual for, não terá a mais remota influência sobre o destino dos eleitores que pendiam para Barbosa. Segundo a última pesquisa do Datafolha, o ex-presidente do Supremo amealhava mais votos na faixa escolarizada e endinheirada do eleitorado. Bateu em 10% não por seu trabalho advocatício invisível, mas por atear na memória das pessoas a lembrança de sua atuação como relator do julgamento do mensalão.

Com cara de novidade, Barbosa parecia saciar a forme de limpeza que está no ar. Subiu sem que nenhum candidato registrasse queda expressiva. Sinal de que deslocara para o seu hipotético cesto de votos parte da massa de eleitores indecisos. Assim, não são negligenciáveis as chances de que parte expressiva dos simpatizantes de Barbosa prefiram aguardar no acostamento a fazer uma opção imediata por outros candidatos. A despeito disso, sua saída foi celebrada por todos os contendores. Menos pelos eleitores que herdarão e mais pelos votos que Barbosa deixará de ganhar. A perspectiva de crescimento do outsider era real.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.