Topo

Josias de Souza

Cabral lamentará não ter criado o ‘Bangu Village’

Josias de Souza

16/05/2018 02h53

Por decisão do general Braga Neto, interventor de Michel Temer na segurança do Rio, os fregueses da Lava Jato foram enviados para a hospedaria de Bangu 8. "O lugar é um safari de parasitas", queixa-se Rodrigo Roca, advogado de Sérgio Cabral. Além de piolhos e carrapatos, os presos reclamam da companhia de baratas e roedores. Alexandre Lopes, defensor do empresário Arthur Pinheiro Machado, escreveu ao juiz Marcelo Brettas para dizer que a cadeia está "infestada de insetos variados e ratos, que transitam em abundância entre os detentos."

Durante oito anos, as verbas públicas de segurança pública no Rio foram administradas por Sérgio Cabral. Ele poderia ter transformado a cana dura em que se encontra numa espécie de Bangu Village. Hoje, não teria de aturar insetos e ratos. Viveria o sonho de segurança da elite brasileira: condomínio fechado, guardas 24 horas por dia e convívio exclusivo com seus pares.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.