Topo

Josias de Souza

PT lança Lula no domingo e analisa a conveniência de definir nome do vice

Josias de Souza

23/05/2018 03h21

A senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, toma as últimas providências para desligar da tomada a ala do partido que defende uma aliança com Ciro Gomes. Seguindo ordens expressas de Lula, Gleisi convocou todos os diretórios municipais do partido para realizar no próximo domingo, dia 27, atos de lançamento da hipotética candidatura presidencial de Lula. De resto, discute-se internamente a conveniência de antecipar a divulgação do nome do candidato a vice.

Nesta quarta-feira, Gleisi e Fernando Haddad, escalado por Lula para coordenar a elaboração de um programa de governo, reúnem-se com governadores petistas para discutir os próximos lances da campanha. Planeja-se estruturar um núcleo de coordenação. A ideia é dar ares de fato consumado à candidatura de Lula, espantando o debate sobre Plano B.

Nesse contexto, a escolha do vice pode ser o fato mais importante a ser produzido pelo petismo nesta fase de pré-campanha. Dá-se de barato no Tribunal Superior Eleitoral que o registro da candidatura de Lula, a ser requerido em agosto, será impugnado com base na Lei da Ficha Limpa. O que forçará o PT a indicar um outro candidato. O mais lógico seria que Lula entregasse ao potencial substituto, desde logo, o título de número dois da chapa.

Preso desde 7 de abril, Lula manteve-se no topo das pesquisas. De acordo com o Datafolha, ele também preservou seu condição de bom transmissor de votos. Nada menos que 30% dos eleitores afirmaram que votariam em um nome indicado pelo pajé do PT. Daí a relevância do vice. Normalmente, a posição costuma ser oferecida a um partido aliado. Mas o PT não tem a perspectiva de firmar alianças. Por ora, o nome que parece desfrutar da preferência de Lula é o de Fernando Haddad.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.