Topo

Josias de Souza

Barroso autoriza novas diligências contra Temer

Josias de Souza

29/06/2018 12h18

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo, assinou nesta sexta-feira um despacho sobre o pedido da Polícia Federal de nova prorrogação do inquérito sobre portos. Requisitou manifestação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Como o Judiciário entrará em recesso a partir da próxima semana, Barroso autorizou o delegado federal Cleyber Malta Lopes a "prosseguir com as diligências" da investigação que apura se Michel Temer recebeu propinas de empresas portuárias.

Tomado pelo teor do seu despacho, Barroso parece inclinado a conceder nova prorrogação de 60 dias quando retornar do recesso, em agosto. O ministro chamou de "substanciosa petição" a manifestação na qual o delegado formalizou o novo pedido de prorrogação. Nas palavras do ministro, o documento da PF "descreve o desenvolvimento das investigações conduzidas até aqui – com um volume expressivo de providências já tomadas e um conjunto relevante de informações obtidas."

Esta será a terceira prorrogação do inquérito dos portos. Barroso já concedeu ao delegado Cleyber Lopes duas prorrogações de 60 dias. Agora, com o aval do Supremo, os investigadores receberam nova carta branca para continuar esquadrinhando o material recolhido sobre Temer, seus familiares e amigos. O recesso do Judiciário vai consumir todo o mês de julho. O parecer de Raquel Dodge, quando for emitido, só deve ser analisado em agosto, na volta das férias.

De quebra, Barroso cuidou de blindar Cleyber Lopes. O ministro anotou que o delegado não pode ser deslocado do inquérito por seus superiores hierárquicos, a menos que sejam apresentadas razões de interesse público ou que o profissional adote procedimentos que prejudiquem a eficácia da investigação.

Vai abaixo a íntegra do despacho de Luís Roberto Barroso:

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.