Topo

Josias de Souza

Janot comenta licitação suspeita: ‘Até quando?’

Josias de Souza

06/08/2018 19h34

Imaginou-se que a Lava Jato seria um marco redentor no país, o prenúncio de um ciclo de moralidade. Contudo, a reiteração das fraudes vai deixando claro que o Brasil continua o mesmo. Ao petrolão, reincidência do mensalão, seguiram-se inúmeros escândalos —os federais somando-se aos estaduais, e estes misturando-se aos municipais.

Ao tomar conhecimento da notícia do UOL sobre a suspeita de fraude numa licitação da Secretaria de Educação de São Paulo (leia aqui), o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot indagou: "Até quando?" Assim, com apenas duas palavras e um ponto de interrogação, o ex-chefe do Ministério Público Federal resumiu o desalento de uma era.


A Lava Jato derreteu duas Presidências (Dilma e Temer), encarcerou um ex-presidente (Lula), esfarelou um quase-presidente (Aécio), passou na tranca gigantes da oligarquia política e empresarial (Cunha e Odebrecht, por exemplo)… Mas nem a exposição das vísceras do complô que saqueia o Estado conseguiu deter a pilhagem.

É como se a única consequência da onda de lodo fosse a produção de outra onda, e outra, e outra… Até resultar num gigantesco oceano, sobre o qual flutua um país condenado à deriva perpétua. "Até quando?"

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.