Topo

Josias de Souza

Explicado: Daciolo confundiu Ciro com Manuela

Josias de Souza

10/08/2018 18h18


Sem vocação para a Presidência da República, Cabo Daciolo revelou-se no debate da Band um candidato favorito à conquista do título de revelação humorística da campanha de 2018. O ponto alto do seu desempenho foi a pergunta endereçada ao "fundador do Foro de São Paulo" Ciro Gomes sobre a Ursal (União das Repúblicas Socialistas da América Latina). Ciro não fundou o "foro" nem sabia da existência da Ursal.

O vídeo exibido acima ajuda a explicar a confusão. Nele, Manuela D'Ávila (PCdoB), a candidata a vice-poste na chapa tríplex do PT, informa que se encontra em Buenos Aires nesta sexta-feira. Gravou a peça a caminho de uma reunião com o ex-presidente uruguaio Jose Mujica. Convidou-o para ocupar a presidência da Ursal. Cabo Daciolo odiará saber, mas Mujica aceitou o convite (veja foto no rodapé).

No debate da noite de quinta-feira, Ciro estranhou a pergunta de Daciolo. "Meu estimado Cabo, eu tive muito prazer de conhecê-lo hoje. E pelo visto o amigo também não me conhece. Não sei o que é isso, não fui fundador do Foro de São Paulo." O rival insistiu: "Sabe, sim. Estamos falando aqui de um plano que se chama Nova Ordem Mundial: conexão de toda a América do Sul, tirando todas as fronteiras e fazendo uma única nação." Ciro jogou a toalha: "A democracia é uma delícia, mas ela tem certos custos." (reveja abaixo)

Para "honra e glória do senhor Jesus", a confusão foi esclarecida. Cabo Daciolo decerto confundiu Ciro com sua amiga Manuela. Culpa de Ciro, que conduziu a língua na coleira durante o debate da Band, apresentando diante das câmeras uma versão de sua personalidade que definiu como "doce de coco". Agora, Daciolo terá de voltar seu olhar para o Uruguai, de onde Mujica tramará "a conexão de toda a América do Sul, tirando todas as fronteiras e fazendo uma única nação."

Os brasileiros podem ficar tranquilos, pois Cabo Daciolo já avisou: na sua hipotética Presidência, "o comunismo não vai ter vez." A sorte do pseudo-candidato do partido Patriota é que o humor compreende tudo, inclusive o seu mau humor, que não compreende nada.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.