Topo

Josias de Souza

PSDB enferruja Geraldo Alckmin em tempo real

Josias de Souza

12/09/2018 15h05

Há um certo descompasso entre o programa de governo de Geraldo Alckmin e os fatos. O tópico inaugural anota: "Tolerância zero com a corrupção". Mas o PSDB não sai das manchetes policiais. Um dia depois da prisão do ex-governador do Paraná Beto Richa, a Polícia Federal fez, nesta quarta-feira, uma batida de busca e apreensão na casa do governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja. Os fatos dão ao tópico do programa a aparência de uma prioridade a ser executada no Mundo da Lua.

A exemplo de Alckmin, que acusa o Ministério Público paulista de puxar o seu calcanhar de vidro com propósitos eleitorais, seus correligionários também enxergam motivações subalternas na ação dos investigadores. Richa disputa uma cadeira no Senado. Azambuja pleiteia a reeleição. Atribuir os raios que caem dos inquéritos à proximidade das urnas é coisa de quem não entendeu as novidades que sacodem o país desde 2014, quando foi deflagrada a Lava Jato.

Naquele ano de 2014, o tucanato obteve nas urnas federais 51 milhões de votos com Aécio Neves. Roçou a trave. Hoje, Aécio coleciona nove processos criminais e tenta a vida como candidato a deputado. Alckmin, com quase metade do horário eleitoral à sua disposição, não consegue levantar voo. Bate nos rivais, especialmente em Jair Bolsonaro, que lhe rouba eleitores até em São Paulo. Ocupado com a desconstrução alheia, Alckmin descuida da identidade do próprio PSDB. O partido enferruja seu candidato ao Planalto em tempo real.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.