Topo

Josias de Souza

STJ mantém Beto Richa e sua mulher na prisão

Josias de Souza

13/09/2018 21h14

A ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça, indeferiu nesta quinta-feira pedido de liberdade para o ex-governador paranaense Beto Richa (PSDB), hoje candidato ao Senado. Negou também a concessão de habeas corpus para Fernanda Richa, mulher do tucano. Os dois estão presos desde terça-feira (11). Encontram-se numa unidade da PM, o Regimento da Polícia Montada, em Curitiba.

Richa e a mulher foram presos na Operação Rádio Patrulha, conduzida pelo Ministério Público do Paraná. Investiga-se a suspeita de fraude em licitações. Em troca de propinas, as tomadas de preços teriam sido direcionadas. Apura-se também a suspeita de lavagem de dinheiro por meio de um projeto de locação de máquinas para a conservação de estradas rurais. Chama-se Patrulha do Campo.

A defesa de Richa recorreu ao STJ na manhã desta quinta-feira. Na noite da véspera, o desembargador Laertes Ferreira Gomes, do Tribunal de Justiça do Paraná, negara os mesmos pedidos. Sustentara que a prisão de Richa e Fernanda, ex-secretária da Família na gestão do marido, é necessária para evitar que os dois , além de outros detidos, "deturpem a investigação que está em curso, orientando testemunhas e destruindo ou alterando documentos".

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.