Topo

Josias de Souza

Denunciado, Temer oferece jantar a seus juízes

Josias de Souza

07/11/2018 16h36

Michel Temer convidou os 33 ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para jantar no Palácio do Jaburu nesta quarta-feira (7), às 20h. O convite não menciona a motivação. A partir de janeiro de 2019, os magistrados que dividirão a mesa com o presidente podem ter que julgá-lo na condição de réu em processos por corrupção.

Faltam 54 dias para Temer desocupar a Presidência da República. Cercado por duas denúncias da Procuradoria-Geral da República e dois inquéritos criminais (portos e Odebrecht), Temer assistirá à migração dos seus processos do Supremo Tribunal Federal (STF) para a primeira instância do Judiciário.

Submetido aos rigores de juízes de primeiro grau, Temer terá no STJ uma instância à qual poderá recorrer em caso de prisão ou de condenação. Além de Temer, encontram-se enroscados em processos judicias seus amigos e ministros Eliseu Padilha (Casa Cvil) e Moreira Franco (Minas e Energia).

As peculiaridades penais que envenenam a cena política levaram ministros do STJ a estranhar o convite para o repasto do Jaburu. Foi nesse palácio que Temer e seus auxiliares receberam Marcelo Odebrecht. Convidado para o jantar, o executivo da maior empreiteira do país foi mordido em R$ 10 milhões.

Foi no Jaburu também que Joesley Batista, da JBS, captou o áudio que converteu Temer em matéria-prima para duas denúncias do ex-procurador-geral Rodrigo Janot. Desde então, o governo Temer converteu-se numa espécie de epílogo hipertrofiado. Congeladas pela Câmara, as denúncias sairão do freezer assim que terminar o mandato.

Os ministros do STJ interessados em jantar com Temer estão sendo instados a confirmar a presença. As despesas da repasto correm por conta do contribuinte brasileiro que estiver em dia com suas obrigações fiscais.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.