Topo

Josias de Souza

Diplomado, Bolsonaro precisa mostrar serviço

Josias de Souza

11/12/2018 02h21

A cerimônia de diplomação de Jair Bolsonaro e do seu vice, o general Hamilton Mourão, marca uma nova fase da transição de governo. Funciona mais ou menos como numa formatura universitária, em que os alunos recebem o canudo que os habilita a buscar trabalho nas respectivas áreas. No caso de Bolsonaro e Mourão, o diploma é um convite para que comecem a mostrar serviço ao povo brasileiro, o grande patrão de ambos.

Em seu discurso, Bolsonaro resumiu bem o que o brasileiro deseja banir do seu cotidiano. Por exemplo: a corrupção, a violência, a manipulação ideológica e a mediocridade que trava o desenvolvimento. Bolsonaro também sintetizou com precisão o que se espera dele: "Nossa obrigação é oferecer um Estado eficiente, que faça valer a pena os impostos pagos pelo contribuinte", ele declarou

De resto, é importante notar que Bolsonaro fez duas afirmações que, embora sejam protocolares, tornaram-se indispensáveis num país que saiu das urnas rachado. Disse que governará para os 210 milhões de brasileiros. E realçou: "Nosso compromisso com a soberania do voto popular é inquebrantável." Ou seja: nada de aventuras autoritárias.

O brasileiro é otimista entre o Natal e o Carnaval. Natural que a posse do novo governo, em 1º de janeiro, ocorra sob atmosfera de otimismo. Mas convém não exagerar. A julgar pela desarrumação verificada no barracão da transição, Bolsonaro entrará na avenida de 2019 com um samba-enredo desafinado.

A comissão de frente não se entende sobre o essencial. Reforma da Previdência fatiada ou completa? Por ora, não há votos no Congresso para aprovar nem uma coisa nem a outra. Ao fundo, ouve-se a bateria do Coaf, que encosta na família Bolsonaro o barulho de movimentações bancárias atípicas. Coisas que destoam da fome de limpeza que move a arquibancada.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.