Topo

Josias de Souza

Bolsonaro, quem diria, virou difusor de fake news

Josias de Souza

04/01/2019 18h06

No intervalo de menos de 24 horas, Jair Bolsonaro promoveu um banzé na área econômica do seu governo. Na manhã desta sexta-feira, anunciou aos repórteres a elevação de alíquota do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) e uma redução na carga do Imposto de Renda (IR). Foi desmentido horas depois pelo secretário da Receita Federal, Marcos Cintra —nem o IOF vai subir nem o IR vai descer.

Na véspera, Bolsonaro revelara, em entrevista ao SBT, que seu governo vai propor ao Congresso idade mínima para a aposentadoria de 62 anos para homens e 57 anos para mulheres. Em privado, integrantes da equipe econômica informam que a proposta que o ministro Paulo Guedes levará ao Planalto na próxima semana anota coisa diferente.

Quando um governo precisa desmentir o presidente da República, a coisa vai mal. Quando isso ocorre horas depois da primeira reunião de um presidente recém-empossado com seus ministros, é sinal de que certos males vêm para pior.

O novo governo vive em dois mundos. No oficial, o presidente e seus auxiliares, por afinados, não discutem. No paralelo, eles nem se falam. Quando conversam, o capitão e sua tropa parecem se desentender falando o mesmo idioma.

O resultado é trágico. De tanto enxergar pseudo-falsidades no noticiário, Bolsonaro tornou-se, quem diria, um presidente difusor de fake news. Num esforço para tentar contornar o estrago, o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) convocou, veja você, a imprensa. Prestou esclarecimentos. Declarou que houve um "equívoco" do presidente.

Suprema ironia: Bolsonaro vai descobrindo, da pior maneira, que também está sujeito à condição humana.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.