Topo

Josias de Souza

Planalto carnavaliza o calendário da Previdência

Josias de Souza

13/02/2019 20h08

Eis a grande dúvida: quando, afinal, o Planalto enviará a proposta de reforma da Previdência para o Congresso? Nas últimas duas semanas, o governo condicionava a remessa à alta hospitalar de Jair Bolsonaro. Ninguém senão o presidente poderia deliberar sobre questões como a fixação da idade mínima para a aposentadoria. O retorno de Bolsonaro à capital estimulara a suposição de que a remessa da proposta poderia ocorrer antes do final de semana. Coube ao ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) jogar água na fervura.

"O presidente já viu mais de uma vez o que deixamos com ele. Nós vamos conversar ao longo do final de semana. Eu acho que antes do Carnaval deve estar lá", declarou Lorenzoni, empurrando o desfecho da novela para o início de março. Sim, a equipe econômica trabalhava com a perspectiva de que o parto ocorreria na próxima semana. Isso só vai acontecer se o presidente considerar que o tema está "maduro", disse Onyx, antes de avisar: "Não é obrigatório que seja na semana que vem."

Para o ministro Paulo Guedes (Economia) e sua equipe o tempo já não existe, só existe o passar do tempo. A despeito disso, Onyx passa a impressão de que ainda há espaço para matar o tempo, encostando a largada da reforma na abertura do Carnaval. Carnavalizou-se o calendário da reforma. O aliado

Rodrigo Maia acena com a hipótese de aprovação da mexida previdenciária na Câmara até meados de maio. Será? Como garantir o cumprimento de tal prazo se o governo não consegue se entender nem quanto ao ajuste dos ponteiros do relógio?

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.