Topo

Josias de Souza

Reforma deve passar, resta saber tamanho e custo

Josias de Souza

20/02/2019 17h47

Das várias maneiras para se atingir o desastre no governo do capitão, a movimentação da família Bolsonaro é a mais rápida; a vocação do ministro Paulo Guedes para o sincericídio, a mais divertida; e a dimensão do ego do ministro Onyx Lorenzoini, a mais cara. Isolando-se os fios desencapados do presidente e de sua prole, modulando-se a loquacidade do Posto Ipiranga e trazendo para o solo a articulação política flutuante da Casa Civil, são grandes, muito grandes, enormes as chances de aprovação da reforma da Previdência no Congresso. Resta saber qual será o tamanho da mexida e o custo da tramitação legislativa.

A reforma de Bolsonaro é mais ambiciosa do que a de Michel Temer. Afora uma ou outra maldade com os mais pobres, há na nova proposta uma pretensão de impor um tratamento mais draconiano aos ricos e à nata do funcionalismo público, reduzindo o fosso que separa esses nichos da massa que se espreme na iniciativa privada. O governo se dispõe a corrigir a grande distorção que foi resumida por Paulo Guedes numa frase, semanas atrás: Hoje, "quem legisla e julga tem as maiores aposentadorias e a população, as menores". Fácil de diagnosticar, difícil de curar.

A disposição da maioria dos congressistas para aprovar a reforma é nítida. Menos por amor à pátria do que por um sentimento de sobrevivência. A breca fiscal do Estado retira dos parlamentares a possibilidade "fazer políticas públicas", diz o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Não há dinheiro para nada. Vem daí, sobretudo, o viés pró-reforma.

Entretanto, mente quem disser que a tramitação da emenda constitucional será rápida e tranquila. As corporações encherão os corredores e as galerias do Congresso. Os parlamentares valorizarão os respectivos passes, exigindo a reativação do balcão. É improvável que saia desse processo a reforma ideal. Com a experiência de quem viveu 28 anos de mandato parlamentar, Bolsonaro já se resignou. Deseja a "reforma possível", não a "reforma ideal".

Com sorte, a Câmara entrega alguma reforma antes do recesso de julho. Com muita sorte, o Senado conclui até o Natal. Reze-se para que o capitão consiga governar sem praticar seu esporte predileto: tiro contra o próprio pé.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.