Topo

Josias de Souza

Medo retarda projeto da Previdência dos militares

Josias de Souza

22/02/2019 17h07

Para um governo que é presidido por um capitão do Exército e tem oito generais no ministério, enviar a reforma da Previdência sem tratar da aposentadoria dos militares foi um erro primário. Alegou-se que o projeto passa por ajustes e será enviado em um mês. Meia-verdade. Deve-se a protelação sobretudo ao medo dos militares de que sua proposta seja votada em primeiro lugar, sem nenhuma garantia de aprovação do resto da reforma. Informado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, oferece ao governo uma vacina capaz de tranquilizar os militares.

O pavor da banda fardada do funcionalismo não é gratuito, pois as mudanças nas regras da aposentadoria dos militares constarão de um projeto de lei, enquanto que o resto da reforma foi acomodado numa proposta de emenda à Constituição. O projeto pode ser aprovado por maioria simples, numa sessão com a presença de no mínimo 257 deputados. A emenda à Constituição exige pelo menos 308 votos, em dois turnos de votação.

Criou-se um impasse: os militares condicionam o envio do seu projeto ao avanço da tramitação da emenda constitucional. E os deputados ameaçam travar a emenda enquanto a projeto não chegar. Num esforço para dissolver o impasse, apurou o blog, Rodrigo Maia oferece ao governo um antídoto contra o medo. Assume o compromisso de só colocar o projeto dos militares em votação depois que for aprovada a emenda constitucional.

Como presidente da Câmara, Maia tem o poder de elaborar a pauta de votações do plenário. Munido da oferta do deputado, o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) tenta tranquilizar os militares, abreviando o envio do projeto.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.