Topo

Josias de Souza

Colômbia não reconhece rompimento de Maduro

Josias de Souza

23/02/2019 20h23

O chanceler colombiano Carlos Holmes Trujillo declarou que a Colômbia "não reconhece o rompimento de relações diplomáticas" decretado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Para o governo de Bogotá, Juan Guaidó é o presidente da Venezuela, não Maduro.

De acordo com o diário colombiano El Tiempo, Carlos Trujillo contabilizou 285 feridos nos embates provocados pelo bloqueio das Forças Armadas da Venezuela à entrada de ajuda humanitária pela fronteira com a Colômbia. Quanto à declaração de rompimento feita por Maduro, o chanceler declarou:

"Não reconhecemos o governo usurpador, desconhecemos Nicolás Maduro como presidente da Venezuela. A Colômbia não reconhece o rompimento de relações diplomáticas de Maduro porque Guaidó é o presidente. Todos os atos de violência que aconteçam serão de inteira responsabilidade de Maduro."

Em pronunciamento feito na tarde desta sábado em Caracas, Maduro deu prazo de 24 horas para que os diplomatas colombianos deixassem a Venezuela. Embora declare não reconhecer o rompimento de relações, o chanceler Carlos Trujillo afirmou que o governo da Colômbia providenciará "com a maior brevidade" a remoção dos diplomatas que se encontram em solo venezuelano. Atribuiu a providência à "necessidade de preservar a vida e a integridade dis funcionários colombianos."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.