Topo

Josias de Souza

Articulação política do governo vira latifúndio improdutivo que Maia invade

Josias de Souza

25/02/2019 16h53

Confrontado com a necessidade de aprovar a reforma da Previdência no Congresso, Jair Bolsonaro descobriu-se na incômoda posição de um comandante sem tropa. Seu partido, o PSL, está desunido. Seu principal operador político, o chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni, não conquistou a confiança dos demais partidos. Em momento crucial, a articulação política do Planalto transformou-se numa espécie de latifúndio improdutivo que Rodrigo Maia invade. A contragosto, Bolsonaro teve de colocar seu temperamento imperial de molho.

Rodrigo Maia assume gostosamente a atribuição de articulador informal da reforma previdenciária. Busca o equilíbrio entre a defesa de uma proposta que julga indispensável à economia do país e o distanciamento que se exige de um presidente da Câmara em relação ao governo. Desse esforço resultou o surgimento de um tipo de aliado com o qual Bolsonaro não está habituado —um aliado crítico, que não hesita em apontar os equívocos do governo.

Em conversa com um empresário, Rodrigo Maia expôs o que imagina ser o principal drama de Bolsonaro. Recordou que, antes de virar presidente, o capitão foi deputado federal por 28 anos. Nesse período, não recostou os cotovelos em nenhuma mesa de negociação. Assíduo no plenário e nas comissões, especializou-se em desfeitear autoridades e colegas, não em debater propostas. No Planalto, disse Maia ao interlocutor, Bolsonaro vai se dando conta de que não é possível governar sozinho.

Embora seja útil ao governo, a articulação informal de Rodrigo Maia não substitui a ação governamental. O presidente da Câmara repassou ao Planalto um kit de providências sem as quais imagina que será mais difícil aprovar a mexida na Previdência:

1) Azeitar o diálogo com os líderes dos partidos;

2) Acionar as baterias pró-Bolsonaro nas redes sociais em defesa da reforma;

3) Jogar ao mar os pedaços da reforma que mexem com os velhinhos pobres e os aposentados rurais;

4) Apressar o envio ao Congresso do projeto que endurece as regras da aposentadoria dos militares.

Entenda a proposta de reforma da Previdência em 10 pontos

UOL Notícias

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.