Topo

Josias de Souza

Contra Maduro, Bolsonaro mima os seus Nicolás

Josias de Souza

26/02/2019 16h05

Toda espécie de dependência é ruim. Não importa que o entorpecente seja o álcool, a morfina, a esquerda Maduro ou a direita Bolsonaro. A ideologia sempre será o caminho mais longo entre a felicidade e sua realização. O primeiro passo para se livrar do vício ideológico é não confundir presidente com divindade.

Quem alcança a dádiva do distanciamento crítico pode observar a realidade sem tomar a falta de lógica como uma forma de normalidade. Nesta terça-feira, por exemplo, ao discursar num evento na hidrelétrica de Itaipu, Jair Bolsonaro mimou todos os ditadores brasileiros —de Castelo Branco a João Figueiredo. De quebra, chamou de "estadista" o ditador paraguaio Alfredo Stroessner.

Quer dizer: em meio à cruzada internacional pelo restabelecimento da democracia na Venezuela, o presidente brasileiro revelou-se vítima de um desses paradoxos que só o vício em ideologia é capaz de explicar. Ferrenho opositor do ditador Maduro, o capitão não se constrange de mimar os seus Nicolás.

A ditadura, como se sabe, é um regime em que a opinião pública não pode se expressar nem em particular. Assim, deve-se assegurar a Bolsonaro o direito de atirar palavras livremente contra seus pés de barro.

De resto, se você quer valorizar a democracia que lhe resta, seja inteligente o bastante para não ser de direita e rebelde demais para ser de esquerda. Numa conjuntura marcada pela sandice, a melhor ideologia ainda é a extrema-independência.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.