Topo

Josias de Souza

Pacote de Moro pode ser apreciado no Senado

Josias de Souza

21/03/2019 16h51

Líder do PPS no Senado, a senadora Eliziane Gama (MA) teve uma ideia que pode acelerar a tramitação legislativa do pacote anticrime e anticorrupção de Sergio Moro. Ela irá propor ao colégio de líderes que as propostas do ministro da Justiça comecem a tramitar pelo Senado. Para que isso ocorra, Eliziane se oferece para apresentar, ela própria, um projeto de lei incorporando integralmente o texto de Moro e dando todos os créditos ao ministro.

Na prática, o projeto de Eliziane funcionaria como uma espécie de "barriga de aluguel", já que as propostas do Executivo começam a tramitarn obrigatoriamente pela Câmara. A iniciativa da senadora surge nas pegadas do desentendimento entre Sergio Moro e Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara.

"Não podemos esperar", disse Eliziane, ecoando a insatisfação de Moro com o fato de Maia ter remetido seu pacote anticrime para um grupo de trabalho com prazo de duração de 90 dias. Para a líder do PPS, se a Câmara está assoberbada com a reforma da Previdência, o Senado pode contribuir, antecipando a votação das propostas de Moro.

Também nesta quinta-feira (21), a líder do PPS protocolou uma proposta de emenda à Constituição que assegura à Justiça Federal a primazia no julgamento de crimes comuns como corrupção e lavagem de dinheiro, mesmo quando esses delitos aparecem em conexão com o caixa dois eleitoral. A proposta surgiu em resposta ao Supremo Tribunal Federal. Por 6 votos a 5, os ministros da Suprema Corte decidiram na semana passada que crimes comuns, quando misturados a delitos eleitorais, devem ser julgados pela Justiça Eleitoral.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.