Topo

Josias de Souza

Palácio do Planalto virou a antessala da cadeia

Josias de Souza

21/03/2019 13h46

Mais um ex-presidente preso – Palácio do Planalto virou antessala da cadeia

UOL Notícias

Ainda no exercício da Presidência da República, Michel Temer havia se transformado numa prisão esperando para acontecer. Ao sair do Planalto, entrou para um clube seleto. Temer foi preso como sócio-atleta da Lava Jato. Dos seis ex-presidentes vivos, apenas um, Fernando Henrique Cardoso, está isento de complicações judicias. Os outros cinco são protagonistas de enredos criminais. Além de Temer, frequentam escaninhos do Judiciário: José Sarney, Fernando Collor, Lula e Dilma Rousseff.

O drama de Temer está apenas começando. Primeiro presidente da história a ser denunciado três vezes em pleno exercício do cargo, Temer tornou-se um colecionador de ações penais. José Sarney, do mesmo partido de Temer, o MDB, teve menos azar. Acusado de participar da pilhagem à Transpetro, subsidiária da Petrobras, Sarney saiu do processo pela porta reservada aos idosos. Em decisão de fevereiro de 2019, o Supremo considerou que os crimes prescreveram. Foram perdoados com base na premissa de que ter quase 90 anos já é castigo suficiente para qualquer ser humano.

Lula está preso há quase um ano. Carrega no peito a medalha de primeiro presidente da história a ser condenado duas vezes por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Arrasta pelos 15 m² do piso de sua cela especial em Curitiba o rastro pegajoso das ações penais ainda pendentes de julgamento. Numa delas, Lula conta com a luxuosa companhia de Dilma no banco dos réus. Ambos  respondem por formação de organização criminosa no caso que ficou conhecido como "quadrilhão do PT."

Fernando Collor, que a exemplo de Dilma já carrega na biografia um impeachment, é réu na Lava Jato desde 2017. Aguarda na fila por uma sentença. Reza a Constituição que o Brasil é uma República. Os contenciosos judiciais indicam, porém, que vigora no país uma espécie de cleptocracia monárquica. Nela, reina a corrupção. O Palácio do Planalto tornou-se uma espécie de antessala da cadeia.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.