Topo

Josias de Souza

Para FHC, Bolsonaro ‘pode cair’ se não entender que o ‘Congresso é forte’

Josias de Souza

24/03/2019 22h24

Fernando Henrique Cardoso comentou neste domingo o arranca-rabo que Jair Bolsonaro trava com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, desde sexta-feira. Para ele, presidente que não entende a força do Congresso "pode cair". FHC fez o comentário no Twitter, o habitat natural de Bolsonaro.

No seu post, o ex-presidente tucano realçou o que chamou de "paradoxo brasileiro: os partidos são fracos, o Congresso é forte." Para ele, um "presidente que não entende isso não governa e pode cair."

Sem citar os nomes de Bolsonaro e Maia, FHC anotou: "Maltratar quem preside a Câmara é caminho para o desastre." Pela Constituição, cabe ao comandante da Câmara decidir se eventuais pedidos de impeachment devem tramitar ou ser arquivados.

Nos últimos três dias, Bolsonaro teve várias oportunidades para jogar água na fervura. Mas preferiu elevar a chama do embate com Maia. Na opinião de FHC, o capitão erra: "Precisamos de bom senso, reformas, emprego e decência. Presidente do país deve moderar não atiçar."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.